domingo, 27 de março de 2011

Há Vida Embaixo das Pontes

Em todos os lugares deste país onde existem pontes, lá estão as vidas sob elas.

Viaduto da Av. Salgado Filho
Centro, Esteio - RS
Nas grandes cidades aglomeram-se pessoas fazendo destas seus tetos por não terem onde morar ou por motivos alheios as suas vontades, como o uso de drogas, que fazem de seus viciados escravos, abandonando lares e se jogando ao convívio social com seus iguais, que são muitos, espalhados em cada ponte ou viaduto da cidade grande. Alguns governos municipais cercam e fazem jardins nestas áreas para acabar com esta prática, mas isso não tem acontecido, se caracterizando como um velho problema social aparentemente sem solução.

Balneário Capivari em Pantano Grande
Ponte BR 290 - RS
Passando em minhas andanças pelas BRs da vida, no verão, notei um fato interessante e curioso. Embaixo de cada ponte tem um riozinho caudaloso, limpo, que nasce em lugares remotos, sem poluição, se tornando um balneário aprazível para muita gente. De cima você não tem idéia do que é a vida lá embaixo. Pare seu carro, entre pelo caminhozinho lateral que sempre existe, e dê uma olhada, tenho certeza que você vai gostar, tirar a roupa e dar um mergulho naquela prainha particular, límpida, com aquelas pessoas que parecem ter saido de outro mundo, pois por ali não há civilização. É gente! Isso me causou surpresa, já que eu não imaginava que em cada ponte tem um balneário, mesmo lá nos confins do estado. Depois desta experiência, comecei a notar mais os lugares, às vezes lindos demais, bonitos como um paraíso, no meio do nada, ou melhor; no meio do verde.

Daí me surgiu que sob cada ponte existe vida humana. Às vezes felizes, desfrutando da natureza dos rios e dos verdes dos caminhos; às vezes tristes, em suas pobrezas de espírito, alienados ao concreto das megalópolis esperando o tempo passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário