
Vejam que os mares atualmente estão avançando, tomando seus lugares outrora tomados pelo homem, em todo o mundo. Você liga a televisão e vê o mundo todo sendo inundado. Não vamos muito longe no tempo, há pouco, Nova Orleans foi totalmente desalojada e mesmo assim alguns teimosos voltaram pra suas casas depois da enchente e com certeza mais anos menos anos, tudo vai acontecer novamente. Aqui nas encostas de nossos morros, nas regiões mais lindas, muitas a beira-mar, tem casas, mansões e casebres. Nas ilhas “públicas” também existem construções fenomenais. Aliás, eu gostaria de saber como se faz pra construir em terras da marinha, com uma bela visão do mar, estragando a paisagem para quem a vê de fora.
Bem, não quero fugir ao assunto que é muito longo e que de um ônibus no meio da enchente, pegando fogo por protesto de meia dúzia de “idiotas” que não cuidam de seus esgotos, entupindo-os de lixo que se compõe de vários milhares de garrafas pets, inventada pelo homem para encher os bolsos e dar emprego para muitos, para encherem os bolsos e atirarem as mesmas garrafas pets nos seus rios, riachos e valas abertas pelos governos que acabam esquecendo de fechá-las.
Esta situação não é de hoje e não é de São Paulo, Rio ou Porto Alegre, é do mundo. É provocada pelo desleixo dos governos e ignorância das próprias pessoas que atearam fogo nestes veículos e que entupiram seus esgotos, transferindo a culpa para empresas de transportes que vão, por conta disso, subir as passagens e você vai ter que pagar, ou ir a pé e se atolar na enchente.
Este é o ciclo construído principalmente por nós, que não enxergamos mais pra frente. É fácil culpar alguém, culpar os governos que gastam bilhões com obras, com canos e com mão-de-obra ofertados a nós mesmos que entupimos e sujamos tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário